Renda Brasil: Entenda tudo sobre o novo programa do governo Bolsonaro

Uma das propostas do Governo Bolsonaro é o programa Renda Brasil. Esta é uma proposta muito recente e por isso, existem muitas dúvidas relacionadas ao assunto. Por isso, separamos as dúvidas mais frequentes que vão te ajudar a a entender como funciona o programa:

O que é o Renda Brasil?

O Renda Brasil é a mais nova proposta do Governo Bolsonaro, que visa unificar diversos programas sociais através de o pagamento de um único valor.

A proposta tem o objetivo de beneficiar milhões de brasileiros, visando ampliar até o número de famílias inscritas no programa Bolsa Família, criado há alguns anos pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Quais programas deixarão de existir?

Como você conferiu acima, a proposta do Renda Brasil é unificar diversos programas e logo, eles poderão deixar de existir, já que a possibilidade de auxílio virá de um mesmo programa.

Ainda não foram confirmados quais programas realmente vão sair de cena, mas a expectativa é que o Bolsa Família, o abono salarial, o seguro-defeso e a farmácia popular sejam integrados.

Como a proposta ainda não entrou em vigor, é necessário estar atento às datas de pagamento de cada programa, como é possível através do calendário Bolsa Família 2021.

Como funciona o programa?

O programa poderá ser acessado pelas famílias através de um cadastro. Quem estiver dentro dos requisitos, poderá se inscrever com seus dados de forma simples.

O pagamento será efetuado através de um cartão magnético, que possibilita saques facilitados em caixas eletrônicos, por exemplo.

Quem terá direito?

Mas afinal, quem poderá acessar esse benefício? Os critérios para participação do Renda Brasil ainda não foram totalmente estabelecidos, mas há uma previsão para a renda per capita.

De acordo com os idealizadores do programa, a renda per capita vai ser equivalente a até R$250, de forma que abrangerá mais brasileiros de baixa renda. Também estará beneficiando trabalhadores autônomos.

Os demais critérios de participação ainda serão estabelecidos e serão divulgados junto com a confirmação do programa Renda Brasil.

Qual o valor a ser pago?

A maior dúvida sobre o Renda Brasil é quanto ao pagamento do auxílio. O valor estimado é calculado para suprir as necessidades básicas do núcleo familiar, como o acesso a transporte público, a alimentação mensal básica e a vestimenta para os inscritos e os dependentes.

O calculo realizado prevê um valor de R$232,00 de auxílio para as famílias, mas este valor pode sofrer alterações dependendo de fatores como o reajuste do salário mínimo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *