Quero estudar no exterior, o que devo fazer?

O sonho de muitos estudantes é estudar fora do país, mas o processo para alcançar esse sonho ainda é desconhecido por muitos. Quer estudar no exterior e não sabe o que fazer? Veja as informações a seguir e descubra como isso é possível:

O processo para estudar fora do país pode depender de diversos fatores, pois cada país terá seu próprio método de ingresso para o ensino superior. Mas vamos começar falando de uma das formas simples de começar um curso fora do país: o Exame Nacional do Ensino Médio.

Isso mesmo, você pode conseguir estudar fora do país apenas participando do maior vestibular tradicional do país, o ENEM 2021.

Portugal, por exemplo, é um país que aceita o Enem como um método de avaliação das notas. O sistema educacional apenas converte a nota para o processo local.

Como participar?

Para participar, você deve se inscrever no Enem, durante o período indicado e se preparar para a prova objetivo de 45 questões por matéria.

Também é necessário alcançar uma boa pontuação na prova de redação, ue tem um grande peso no cálculo da pontuação total.

Pelo menos cerca de 50 instituições de ensino de Portugal já aderiram ao Enem como método de distribuição de bolsas para o ensino superior.

Quais os custos?

Os custos podem variar bastante de uma instituição para outra, assim como de um curso para outro. Em primeiro lugar, é necessário cumprir com a taxa de R$85.

Depois, algumas instituições podem cobrar um valor equivalente a 100£ com testes de aptidão necessários e ainda, um valor de 20£, referentes a uma taxa de matrícula.

Os valores da mensalidade também dependem do curso e da pontuação do estudante no Enem, podendo ficar entre 1000£ e 7000£.

Se você está planejando estudar em países que falam o inglês, é necessário ter alguns certificados de proficiência. O mais popular e geralmente, o que é exigido pelas universidades TOEFL.

Como participar?

Existem diversas formas de se inscrever para a prova do TOEFL, uma delas é através da sua conta do ETS ou através do aplicativo oficial TOEFL.

Os estudantes também podem validar a sua inscrição através do telefone de contato ou através de um envio de formulário pelo correio.

Quais os custos?

Os valores do TOEFL variam para cada país e o estudante brasileiro que desejar se inscrever, terá de cumprir com uma taxa de US$ 215.

Vale mencionar que os estudantes que estão matriculados em universidades públicas podem fazer o teste gratuitamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *