Estes são impostos e tributos obrigatórios para um veículo circular nas vias brasileiras

Está pensando em comprar ou acabou de comprar um veículo? Então, é muito importante que você entenda os gastos inclusos na compra, como o pagamento de impostos, por exemplo.

Esses valores são destinados a algum setor público e você vai entender o seu funcionamento a seguir. Confira abaixo os impostos obrigatórios para um veículo circular nas vias brasileiras:

DPVAT

Você já ouviu falar no DPVAT? A sigla corresponde a Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres e é responsável pelo seguro obrigatório dos motoristas.

O imposto do DPVAT funciona como uma conta total que visa indenizar pessoas envolvidas em um acidente de trânsito. Vale mencionar que este é o único seguro que proporciona suporte para todas as vítimas, desde motoristas a pedestres, por isso, é importante cumprir com o valor atualizado do seguro DPVAT em 2021.

O seguro cobre indenização por morte, que no caso é pago aos parentes legítimos, indenização por invalidez permanente ou temporária, sendo necessário comprovar o diagnóstico com laudos médicos e indenização para gastos e despesas médicas.

É muito importante que os proprietários de veículos cumpram com o pagamento do seguro DPVAT, para que possam receber suporte em ocorrência de acidente. Neste caso, os motoristas irregulares, precisam cumprir com o valor, mesmo em situações extremas, para que a indenização seja garantida.

IPVA

Um outro imposto que deve entrar na conta é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), principalmente porque este é o imposto obrigatório mais caro.

É importante enfatizar que o valor a ser pago é variável, vindo a depender do modelo do seu veículo. Um outro fator que influencia no total do imposto é o estado em que o motorista reside.

O IPVA é pago no começo do ano e pode ser parcelado em até três vezes sem juros. O não pagamento dessa taxa pode gerar muitos problemas para o motorista, indo desde o acréscimo de juros até a apreensão, no caso do condutor estar excedendo o número de pontos na carteira.

CRLV

Também conhecido como licenciamento, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é um dos documentos mais importantes para o motorista, pois é ele que garante que o seu automóvel está apto a circular nas vias brasileiras.

O licenciamento funciona como o registro de identidade do veículo e por isso, o seu porte é obrigatório para quem está conduzindo o mesmo.

O CRLV não é um documento tão caro quanto outros impostos, mas pode sofrer acréscimo de juros, caso o motorista ultrapasse o prazo estabelecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *