Conheça os principais programa de educação do governo Bolsonaro

Você já conhece os programas de educação do Governo atual? É importante saber quais os investimentos para as novas medidas, assim como para as medidas antigas, por isso, vale a pena conferir as informações abaixo. Leia e conheça os principais programas de educação do Governo Bolsonaro:

Fies

Muitos rumores relacionados ao fim do Fies surgiram após a transição para o Governo Bolsonaro, mas é importante enfatizar que este programa educacional ainda estará funcionando.

O Fies surgiu no Governo Lula e se mostrou bastante funcional, promovendo condições exclusivas para que os estudantes de baixa e média renda pudessem ter acesso ao ensino superior.

O programa sofreu cortes, mas continuará assistindo os estudantes de todo o Brasil através de bolsas parciais e integrais para quem preencher os requisitos e participar das inscrições do FIES 2021.

O Fies é o programa de financiamento estudantil com melhores condições do mercado e promove juros acessíveis para os estudantes.

Novos Caminhos

Um outro programa educacional que irá receber atenção e novas propostas durante o Governo Bolsonaro é o Novos Caminhos, antigo Pronatec.

O Novos Caminhos irá ofertar vagas para cursos profissionalizantes e técnicos que possuem um bom índice de empregabilidade. Os cursos serão oferecidos através da plataforma online do programa e podem ser tanto presenciais quanto EAD.

De acordo com pesquisas promovidas pelo Governo, o Pronatec, acessar de ter uma boa proposta, era pouco funcional e representava um grande desperdício de dinheiro público uma vez que grande parte dos estudantes não chegava a concluir os cursos ofertados.

O programa Novos Caminhos irá atuar com as devidas correções para que possa apresentar números mais satisfatórios ao garantir a permanência dos jovens e adultos nas instituições. A proposta também visa ampliar o investimento na educação técnica, que gera empregos que promove melhorias para o mercado de trabalho.

Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras

O Programa Institutos e Universidades Empreendedores e Inovadores ou o Future-se foi uma outra aposta do Governo Bolsonaro para o ensino superior. Mas diferente dos sistemas que distribuem bolsas de ensino, este quer promover qualidade para as alianças existentes e futuras.

A inciativa investe em parcerias com o ensino privado, a fim de expandir contratos internos e possibilidades de negociações.

A adesão das instituições para o programa Future-se é voluntária e por isso, a proposta ainda não é tão popular. Algumas instituições se dispuseram a entrar no programa e a expectativa é que a medida possa dar bons frutos.

Fonte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *