Como posso estudar uma graduação em Portugal?

Nos últimos anos, diversos brasileiros têm procurado alternativas para construir uma carreira em Portugal. Por isso, cada vez mais pessoas têm buscado possibilidades de começar uma graduação no país, afinal, como isso é possível? Saiba como a seguir:

A qualidade de vida e o cenário mais propício para o mercado de trabalho tem se mostrado como alternativas interessantes para os universitários  brasileiros, que já buscam alternativas possíveis para começar uma graduação em Portugal.

Mas como ingressar em uma universidade lusófona?

Nem todos os estudantes brasileiros sabem, mas é possível concorrer a vagas em universidades de Portugal através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Enem é o processo seletivo padrão que permite que os estudantes apliquem suas notas para as universidades de todo o país,  e inclusive, para algumas universidades de Portugal.

E como se inscrever no Enem?

Se inscrever no ENEM 2021 é simples, sendo um processo online. O candidato precisa aguardar o período de inscrição, acessar o site oficial do Enem e seguir as instruções da plataforma para validar a sua candidatura.

Depois é necessário pagar a taxa de inscrição do Enem através de um boleto emitido pelo sistema. O valor referente é de cerca de R$85, podendo variar de ano para ano.

Meu local de prova será fora do país?

Apesar de você estar realizando a prova do Enem a fim de aplicar a sua nota para universidades fora do país, é importante ressaltar que o seu local de prova não será em Portugal.

O estudante deverá emitir o seu cartão de participante, no qual estarão informações como o local de prova, sendo uma instituição sorteada para você.

Quanto preciso tirar na prova do Enem?

A nota que você precisa tirar para garantir a sua vaga em uma instituição do ensino superior em Portugal irá depender do curso em questão, já que a nota de corte é variável. Os cursos mais concorridos como medicina, direito e veterinária, irão proporcionar notas maiores.

Entretanto, é válido ressaltar que existe sim uma nota mínima para que você possa concorrer nesta modalidade. De acordo com o Enem, é preciso ter uma pontuação equivalente a 475 pontos para se inscrever nas universidades de Portugal.

Mas somente os estudantes que obtiverem uma nota superior a 14 poderão ganhar bolsas parciais. Essa pontuação é equivalente a nota do Enem convertida para o sistema de avaliação de Portugal,  utilizado pelo órgão avaliador de pontuações do exame em questão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *